terça-feira, 22 de maio de 2012

O Universo Num Átomo

A propósito da convergência entre a ciência moderna e o Budismo


"Há uma máxima na filosofia budista segundo a qual manter um dogma que contraria a razão é minar a credibilidade de quem o faz; contrariar a evidência empírica é um erro ainda maior".
"Houve um Big Bang ou houve vários? Existe um universo ou existem muitos, ou mesmo um número infinito? O universo é finito ou infinito, como afirmam os budistas? O nosso universo ir-se-á expandir indefinidamente ou a sua expansão abrandará, e chegará mesmo a inverter-se, de tal modo que no final acabará num big crunch? O nosso universo faz parte de um cosmos que se reproduz eternamente? Os cientistas debatem estas questões intensamente."


Tendo discutido com alguns dos maiores nomes da ciência, as teorias e a recolocação moderna de alguns dos mais antigos problemas, Sua Santidade O Dalai Lama aborda neste livro, O Universo Num Átomo, muitas das mais actuais questões da ciência. Interpelando as teorias da Relatividade e da Mecânica Quântica, dialogando com a ciência actual, este livro expõe os problemas e debate as respostas, faz relações entre o que a ciência nos diz e o que o Budismo diz há milhares de anos...

Ciência e espiritualidade, Budismo, religião e ciência, crença e investigação, o novo e a tradição, sabedoria e conhecimento: este livro é, simultaneamente, um livro de divulgação científica e de divulgação do Budismo em geral, e do Budismo Tibetano em particular, tendo como autor uma autoridade, na verdadeira acepção do termo!

A sua mente lúcida, o seu espírito crítico, nada supersticioso, nada melancólico, ainda menos melodramático, trata de assumir a ciência e o seu espólio, sem espoliar a tradição da qual é o máximo representante.

Sem comentários:

Enviar um comentário

discutindo filosofia...

Creative Commons License
Os textos publicados neste blog por luisffmendes estão sob uma licença Creative Commons